Como sincronizar Bitbucket com Netbeans - Versionamento GIT



Resultado de imagem para bitbucket logo netbeans

Neste tutorial mostraremos como sincronizar o aplicativo de versionamento Bitbucket com o NetBeans. Embora haja toda uma ciência nos sistemas de versionamento GIT, a forma mais simples e prática para o controle de versões é a sincronização de um IDE com um aplicativo de controle de versões. No nosso caso, vamos utilizar o NetBeans que possui um ótimo sistema de controle de versões e o aplicativo Bitubucket que é uma ótima alternativa ao famoso GitHub. O Bitbucket têm um serviço grátis que permite você armazenar 1GB com seus projetos em acesso público ou privado.

Versionamento Git é um sistema de controle de versões distribuído, usado principalmente no desenvolvimento de software, mas pode ser usado para registrar o histórico de edições de qualquer tipo de arquivo. O Git foi inicialmente projetado e desenvolvido por Linus Torvalds para o desenvolvimento do kernel Linux, mas foi adotado por muitos outros projetos (leia mais em Wikipédia).

ATENÇÃO: Para este tutorial é necessário ter uma conta no Bitbucket e ter o NetBeans instalado no seu computador.

Criando um repositório no Bitbucket

1. Acesse o aplicativo Bitbucket e faça o login.

2. No menu lateral, clique no botão [+].

3. Em CREATE clique em [Repositório].

4. Digite um nome para o seu repositório. No nosso exemplo vamos denominar o repositório de "demo". Se desejar ter acesso público, desmarque a caixa de seleção "Esse é um repositório privado". Coloque "Yes" para incluir um README (leia-me) onde ficarão as referências e instruções do seu projeto. Mantenha a caixa de seleção Git marcada. Finalmente, clique no botão [Criar repositório].

5. Aguarde alguns instantes. e pronto, seu repositório foi criado.

Clonando o Bitbucket

6. Ainda no Bitbucket, clique no botão [Clonar].

 7. Clique na caixa de listagem e substitua SSH por HTTPS.

 8. Copie o endereço do URL (a partir do protocolo https://).

Criando um novo projeto no Netbeans

9. Abra o IDE Netbeans. Na aba [Arquivo] clique em [Novo Projeto].

10. Selecione a categoria do seu projeto. No nosso exemplo vamos criar um projeto em PHP.

11. Digite o nome do projeto a ser criado. No nosso exemplo definimos o nome do projeto com o mesmo nome do nosso repositório. Clique no botão [Próximo].

Obs.: Se você já tem a pasta do projeto ou quer criar uma nova, altere a Pasta de Fonte. Isto é importante quando você utiliza WAMP ou XAMPP. No nosso exemplo vamos direcionar o projeto na pasta C:\wamp\www\demo que será criada pelo Netbeans.

12. Se desejar fazer uma conexão remota, altere o campo Executar Como para configuração. No nosso exemplo vamos utilizar um Web Site Local, ou seja, sem conexão com um servidor remoto. Após a configuração, clique no botão [Finalizar].

13. Pronto, o nosso projeto "demo" foi criado no Netbeans.

Sincronizando o projeto com o Bitbucket

14. Agora vamos associar o nosso projeto do Netbeans com o repositório "demo" armazenado no Bitbucket. Para isso, precisamos primeiro inicializar o controle de versão. Clique com o botão direito sobre o projeto que você deseja sincronizar. Selecione [Controle de Versão] e clique em [Iniciar Repositório Git].

15. Clique no botão [OK].

16. Observe que o arquivo index.php do nosso projeto "demo" foi sinalizado na cor verde.

Obs.:  Para o controle de versionamento do Netbeans, o arquivo quando indicado na cor verde significa que é um novo arquivo adicionado no projeto. Quando na cor azul, significa que o arquivo foi modificado.

17. Agora vamos agora trazer o(s) arquivo(s) que estão armazenados no Bitbucket para o nosso computador. No Netbeans, clique com o botão direito do mouse sobre o projeto que queremos sincronizar. Selecione [Git], [Remoto] e [Puxar]. Este processo é denominado pull (puxar em inglês) nos sistemas de versionamento.

18. Selecione [Especificar a Localização do Repositório Git]. Cole o link que copiamos do Bitbucket no campo URL do Repositório clonado. Digite o Usuário e Senha do aplicativo Bitbucket e clique no botão [Próximo].

19. Marque a caixa de seleção [Master -> origin/master] e clique no botão [Finalizar].

20. Aguarde a conexão com o Bitbucket.

ATENÇÃO: Se não ocorrer a conexão com o sistema de versionamento é porque você digitou o usuário ou senha divergente ou porque o aplicativo Bitbucket está utilizando o sistema de login em 2 etapas. Portando, CANCELE o sistema de login em 2 etapas do seu aplicativo.

21. Observe que puxamos o arquivo README.md criado no Bitbucket para o nosso computador. Isto significa que o Bitbucket já esta sincronizado com o Netbeans.

Fazendo o Commit

O commit é a função que relaciona e documenta todas as alterações que foram feitas no projeto por você no Netbeans. Geralmente fazemos o commit no final do dia, onde podemos computar todas as alterações realizadas.

22. Para fazer o commit, clique com o botão direito do mouse sobre o projeto.  Selecione [Git] e clique em [Fazer Commit].

23. Descreva as principais alterações feitas no projeto em Mensagem de Commit. Defina o Autor e quem Efetuou o Commit. Clique no botão [Fazer Commit].

24. Clique no botão [Sim].

25. Observe que o arquivo index.php ficou agora sinalizado em preto, ou seja, não foi realizado nenhuma alteração.

26. Agora vamos enviar o commit e o(s) arquivo(s) que criamo(s) no Netbeans para o Bitubucket. Selecione [Git], [Remoto] e [Enviar]. Este processo é denominado push (empurrar) nos sistemas de versionamento.

27. Marque Selecionar Localização do Repositório Git Configurado. (Isto é possível porque você já sincronizou o Netbeans com o Bitbucket)

28. Aguarde a conexão com Bitbucket. Marque a caixa de seleção [master -> master[U]] e clique no botão [Próximo]. Depois clique em [Finalizar].

29. Volte agora para o Bitucket e atualize o seu repositório, usando [F5] ou [CTR + R]. Observe que os arquivos do Netbeans (npproject) e o index.php foram enviados para o repositório demo. Também foi acrescentada a última mensagem de alteração do arquivo.

30. Na barra lateral, clique em [Commits] para ver todas as versões (alterações) realizadas no projeto.